A cidade e as Serras - Eça de Queiroz.
José Fernandes faz parte de um dos personagens e também narrador. Jacinto vivia numa maravilhosa mansão nos campos Elíseos, 202, era conhecido como príncipe da grã-ventura. A mansão foi herdada de seu avô Jacinto Galeão. Jacinto, José Fernandes e Grilo (o empregado de Jacinto) são grandes amigos.
Jacinto acreditava que: ‘’um homem é superiormente feliz quando é superiormente civilizado’’, abominava e vida no campo, amava e glorificava a cidade Paris. Jose Fernandes teve que voltar a Guiães em Portugal. Jacinto e José Fernandes se separaram por sete anos.
Ao retornar José Fernandes morou com Jacinto, e por lá encontrou abatido de tédio na mansão encontrou elevadores, várias estantes com livros e milhares de relógios.
Um dia Jacinto recebeu a noticia de que o tumulo de seus familiares havia desmoronado, ordenou então a construção de um novo local. Foi então que Jacinto anunciou sua partida para Tormes em Portugal, com a intenção de presenciar a cerimônia em homenagem a sua família. Jacinto pediu para Grilo enviar varias bagagens para Tormes, para se sentir mais civilizado. Em Tormes a casa estava preparada para receber Jacinto.
Partiu em Abril, junto com ele foram José Fernandes e Grilo. A presença deles não era esperada, instalaram-se precariamente em Tormes. As malas que Grilo enviou haviam sido enviadas para outro local, por engano. José Fernandes foi para Guiães uma fazenda vizinha para enviar algumas roupas para Jacinto e Grilo. José Fernandes enviou uma carta a Jacinto, sem obter resposta foi a Tormes para ver o que tinha acontecido e lá encontrou seu amigo Jacinto.
Ao decorrer do tempo Jacinto se instalou em Tormes e passou a reformá-la, agora não vivia mais entediado de toda a existência e se instalara definitivamente. Chegou à cerimônia de sua família e na verdade nenhum pertencia a qualquer parente seu. Passou a viver no campo em mordomia, com as mesmas modernidades que tinha em Paris, instalou-se de tal forma que planejou criar rebanho. Para todos os trabalhadores de Tormes (sua terra nativa),construiu novas casas e aumentou seus salários,planejou a construção de uma farmácia,biblioteca e uma creche.Com isso tornou-se popular naquela região.
No aniversário de José Fernandes, Jacinto foi para Guiães onde havia um pequeno baile para comemorar. No dia seguinte José Fernandes levou Jacinto até a fazenda de sua prima Joana (Joaninha).
Jacinto se apaixonou pela Joana, casaram-se depois de cinco meses e tiveram dois filhos Terezinha e Jacintinho. Jacinto estava animado por viver em Tormes, pretendia levar a família para Paris mais sempre adiavam.
José Fernandes voltou a Paris, logo que chegou viu como era horrorosa e desagradável aquela cidade. Então decidiu morar em Tormes junto com Jacinto e sua família.