Energia geotermica

                           Energia geotérmica
¨      Significado do nome
v  A energia geotérmica existe desde que o nosso planeta foi criado. Geo significa terra e térmica significa calor, por isso, geotérmica é a energia calorífica que vem da terra.
¨      O que é a Energia Geotérmica
v  É a energia proveniente da parte inferior da Terra,é uma das energias mais limpas gerando em forma de eletricidade,provém da queima de combustíveis fosseis,como o petróleo e o carvão mineral.
¨      Como ela é obtida
v  A Energia Geotérmica é capturado através do calor intenso do magma.Quanto mais se aproxima do núcleo do planeta mais energia se poderá obter.
·         Histórico da Energia Geotérmica
v  A primeira tentativa de gerar eletricidade de fontes geotérmicas se deu em 1904 em Larderello na região da Toscana, na Itália. Contudo, esforços para produzir uma máquina para aproveitar tais fontes foram mal sucedidos pois as máquinas utilizadas sofreram destruição devido a presença de substâncias químicas contidas no vapor. Já em 1913, uma estação de 250 kW foi produzida com sucesso e por volta da Segunda Guerra Mundial 100 MW estavam sendo produzidos, mas a usina foi destruída na Guerra.
v  Por volta de 1970, um campo de gêiseres na Califórnia estava produzindo 500                    MW de eletricidade. A exploração desse campo foi dramática, pois em 1960 somente   12 MW eram produzidos e em 1963 somente 25 MW. México, Japão, Filipinas, Quénia e Islândia também têm expandido a produção de eletricidade por meio geotérmico.
v  Na Nova Zelândia o campo de gases de Wairakei, na Ilha do Norte, foi desenvolvido por volta de 1950. Em 1964, 192 MW estavam sendo produzidos, mas hoje em dia este campo está acabando.
v  Portugal conta com uma moderna central geotérmica em funcionamento na Ilha de São Miguel, Açores. Esta central foi construída pela multinacional israelita Ormat. Isto para além outra mais antiga, e está a ser acabada uma nova na Ilha Terceira, Açores .
¨      Vantagens
v  Não prejudica a terra. A área de terreno necessária para centrais geotérmicas é mais pequena por megawatt do que para quase cada outro tipo de centrais. As instalações geotérmicas não precisam de barrar rios ou de colher florestas – e não há cabos de minas, túneis, covas abertas, pilhas de lixo ou derramamentos de óleo.
v  Limpa. As centrais geotérmicas, como vento e centrais solares, não têm de queimar combustíveis para manufacturar o vapor para mover as turbinas. A geração de electricidade com a energia geotérmica ajuda a conservar combustíveis fósseis não renováveis, e reduzindo o uso desses combustíveis, reduzimos emissões que prejudicam a nossa atmosfera. Não há nenhum ar fumegante à volta de centrais geotérmicas – de facto algumas são construídas no meio de colheitas de quintas e florestas, e partilham terreno com o gado e vida selvagem local.
v  Fiável. As centrais geotérmicas são projectadas para funcionar 24 horas por dia, durante todo o ano. Uma central geotérmica situa-se directamente por cima da sua fonte de combustível. É resistente a interrupções de geração de energia devido a condições atmosféricas, catástrofes naturais ou cisões políticas que podem interromper o transporte de combustíveis.
v  Flexível. As centrais geotérmicas podem ter desenhos modulares, com unidades adicionais instaladas em incrementos quando necessário para se ajustar à crescente procura de electricidade.
v  Mantém os Euros em Casa. O dinheiro não tem de ser exportado para importar combustível para centrais geotérmicas. O “combustível” geotérmico – como o sol e o vento – está sempre onde a central está; os benefícios económicos permanecem na região e não há nenhum choque de preços de combustível.
v  Ajuda os Países em Desenvolvimento. Os projectos geotérmicos podem oferecer todos os benefícios acima mencionados para ajudar os países em desenvolvimento a crescer sem poluição. E as instalações em localizações remotas podem levantar o nível e qualidade de vida trazendo electricidade a pessoas longe dos centros demográficos “electrificados”.
¨      Desvantagens
v  O  odor desagradável, da natureza corrosiva, e as propriedades nocivas do ácido sulfídrico (H2S) são causas que preocupam. Nos casos onde a concentração de ácido sulfídrico (H2S) é relativamente baixa, o cheiro do gás causa náuseas. Em concentrações mais altas pode causar sérios problemas de saúde e até a morte por asfixia.
v  É  igualmente importante que haja tratamento adequado a água vinda do interior da Terra, que invariavelmente contém minérios prejudiciais a saúde. Não deve ocorrer simplesmente seu despejo em rios locais, para que isso não prejudique a fauna local.
v  Há ainda o inconveniente da poluição sonora que afligiria toda a população vizinha ao local de instalação da usina, pois, para a perfuração do poço, é necessário o uso de maquinário semelhante ao usado na perfuração de poços de petróleo.
v  Este sistema tem um custo inicial elevado, e a barata manutenção da bomba de sucção de calor (que por estar situada no interior da Terra ou dentro de um edifício não está exposta ao mau tempo e a vandalismo), é contrabalançada pelo elevado custo de manutenção dos canos (onde a água causa corrosão e depósitos minerais).
v  Se não for usado em pequenas zonas onde o calor do interior da Terra vem á superfície através de géiseres e vulcões, então a perfuração dos solos para a introdução de canos é dispendiosa.
¨      PERFURAÇÃO

v  Apesar da informações geológicas , medições de fluxo de calor, e uso de ferramentas geofísicas como estimações geoquímicas são importantes na exploração de áreas com potencial geotérmico. Buracos devem ser muitas vezes perfurados para confirmar evidencias indiretas para começar a produção.
v  A profundidade de perfuração do buraco dependo da natureza do campo geotérmico. Em campos epitérmicos , é geralmente necessário perfurar a uma profundidade de 500 a 2000m e nos campos simétricos um pouco além desse valor. O custo da perfuração é um dos fatores determinantes na construção das usinas geotérmicas. A medida ótima é difícil de ser encontrada, pois se for muito estreito irá diminuir o fluxo, se for muito largo o custo aumenta muito. Os buracos se estreitam com a profundidade, desta forma o diâmetro da superfície depende da profundidade do campo.
v  As técnicas empregadas são geralmente aquelas usadas na extração de óleos e gases. Altas temperaturas e processos corrosivos requerem componentes especiais.
v  O espaço entre os buracos na superfície depende de muitos fatores. Separações pequenas reduzem a quantidade de conexões . Por outro lado se são muito pertos pode haver interferências entre eles . A relação exata da separação depende do sistema de fissuras do aqüífera, mas separações de 100 a 500m e de 300 a 2000m são assumidas.
§  Localidades onde é encontrado
v  Os Estados Unidos é o país onde esta energia geotérmica é mais utilizada. Em Portugal, existem várias unidades de produção de electricidade instaladas nos Açores, e conhecem-se utilizações directas em Lisboa e S. Pedro do Sul.
·         Como é a sua produção
v  A produção de electricidade, é feita através de uma turbina movida a vapor de água, que é produzido pelo aquecimento do interior da terra. Este potencial é usado para produção de energia eléctrica, utilizando centrais de turbinas a vapor, e como fonte de calor em estufas ou em bombas de calor, para aquecimento ou arrefecimento de edifícios.
v  A produção de energia eléctrica a partir desta fonte, não produz gases responsáveis pelo efeito estufa, e envolve três tipos de tecnologias consoante as características dos recursos (função da temperatura e da pressão).
                                           Energia Geotérmica no Brasil
A energia geotérmica que vem do calor ainda está sendo providenciada no Brasil.Os unicos paises que contém esse tipo de energia pura são Itália, Islândia, México, Portugal, Japão e Alemanha.
O unico Estado brasileiro que possue esse tipo de energia seria em caldas novas (goiás).No Brasil os investimentos iniciarão no aquifero Guarani (maior reserva subterrânea de água doce do mundo, que abrange parte dos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul).Só que essa energia não abastecerá igual a energia hidrelétrica,porque a temperatura brasileira de  água oscila entre 40 e 80º C - capaz de aquecer a água de edifícios ou casas e sistemas de calefação e lareiras.
Já o nordeste poderá ter energias eólicas e solares futuramente.

                                  Propostas para o futuro
 O desafio é baixar o custo da exploração para montar usinas geotérmicas, cinco vezes mais alto se comparado a outras energias renováveis. Bombas de calor (serpentinas embutidas na terra, que aquecem a água) se tornarão comuns em condomínios brasileiros.


¨      Bibliografia
v  http://www.portal-energia.com/energia-geotermica-calor-da-terra/
v  http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/energia/conteudo_231671.shtml
Adicionar legenda


Adicionar legenda
Adicionar legenda


Adicionar legenda